domingo, maio 21, 2006

Espiral Ritual #1- O insuportável ruído do vazio

Essa seção do blog, chamada Espiral Ritual é para discussões de assuntos tangentes a filosofias, religiões e aspectos psico-antropológicos de preferência envolvendo uma certa polêmica... sintam-se à vontade para comentar, polemizar e palpitar. Como em todo resto, contribuições são mais do que bem-vindas. E conforme mais informações forem surgindo, elas serão acrescentadas ao texto, construindo assim,uma espiral de informações vivas.
I
Foi divulgado amplamente que o filme "o Código Da Vinci" foi vaiado em Cannes...
Sei lá, acho tudo bobagem... fazer tanto barulho por um assunto especulativo dentro de um romance (portanto uma obra de ficção) escrito para ser um best seller e eventualmente uma super produção hollywoodiana (fato que ocorreu...que surpresa...)

Principalmente porque a tal "revelação bombástica" que todo mundo fala e tem sido motivo para alguns extremistas até pensarem em suicídio, não é exatamente o núcleo do livro - e nem obra da cabeça do autor, que simplesmente compilou algumas teorias "heréticas" que estão disponíveis para quem quiser ler/ver já há um bom tempo. Lógico que ele (o autor) sabia que todo esse assunto iria dar uma polêmica desgraçada e ganhar rios de dinheiro com isso...


Acho muito estranho e não aceito o fato de uma pessoa dita "religiosa" ter a sua "fé" abalada por uma obra de ficção (é sinal que a tal"fé" é falha). Desse jeito teríamos que queimar todos escritores de ficção científica em fogueiras como na Idade Média.
Por outro lado, existe uma ironia em obras como "as Crônicas de Nárnia", que transbordam elementos ditos pagãos, serem consideradas epítomes da filosofia cristã . Ha! C.S. Lewis, o autor foi ateu por um bom tempo, e depois se tornou cristão praticante e radical...($ó Deu$ sabe os motivos...).
Segundo o comentário muito pertinente de Raven Lord, o Sr. Lewis teve uma infância muito problemática, o que poderia explicar o fato dele ser ateu, mas foi convertido ao cristianismo pelo seu amigo, J. R. Tolkien, e isso foi ANTES de ter escrito As Crônicas de Nárnia.
Já aproveitando o gancho, li em algum lugar (ou vi em algum documentário sobre Tolkien) que tanto o Senhor dos Anéis, como as Crônicas de Nárnia foram produtos de algum tipo de aposta entre os dois amigos, sobre se seria possível escrever um livro que tratasse sobre valores morais e religiosos, sem citar em nenhuma linha o nome de Deus...
II
E daí se Jesus casou e teve filhos?
Ele não era um humano, e portanto um ser preso às regras que regem este planeta, independentemente dele ser um Iluminado?

Do meu ponto de vista, Jesus tem o mesmo valor e peso de outros grandes Iluminados, como Sidarta Gautama (o Buda) e Maomé. Curioso é que esses outros Profetas tiveram uma vida mundana, como qualquer outra pessoa, e nem por isso eles têm um brilho menor que Jesus, apenas depende de qual é a sua fé e qual a sua cultura.
Do jeito que as coisas são colocadas pelos ditos "detratores" do livro, você tem a impressão que a coisa mais nojenta , asqueirosa e vil é o fato de se amar outra pessoa.
Não há coisa mais linda e pura que o amor e a maternidade?
E Deus, não é Amor?

No Ocidente sexo é considerado como uma coisa suja, ou meramente para fins procriativos...(prefiro nem comentar mais a respeito dessa "abordagem", que é a oficial propagada pela Santa Sé)
A mensagem dos Profetas é metafísica, não terrena...portanto para mim não muda em nada o meu conceito e respeito por esses seres Iluminados... independentemente se eles foram pessoas ascetas e celibatárias, ou pais, maridos e amantes.Todos eles foram Homens, seres humanos do planeta Terra (se alguém sabe de algum que tenha vindo do espaço sideral, por favor me avise...)


Com certeza irei assistir ao filme, porque eu li e me diverti com o livro, apesar dos defeitos históricos e estilísticos dele, fato que não diminui o seu poder de entreter. Apesar de todo barulho em torno do assunto, ninguém em momento algum no livro, diz que aquilo é verdade ou mentira... então ele gera uma dúvida... uma dúvida que questiona suas crenças e de certa forma, dogmas.
(Sinceramente espero encontrar grupos de extremistas religiosos se manifestando nas portas dos cinemas e torço para que haja religiosas arrancando as roupas em protesto hahahahahahahaha)


Como ponto positivo dessa confusão toda, temos diversos estudos e descobertas de livros apócrifos, que foram devidamente ignorados na constituição da Bíblia por interesses e motivos diversos (o primeiro Papa, que organizou a Bíblia Cristã, era um Imperador Romano...), que estão vendo a luz do dia do grande público pela primeira vez, desta forma gerando um debate que pode ser salutar, pois acaba tocando no âmago da força da fé de cada um.

Antes de jogar uma pedra pensem no seguinte: A história não é composta dos fatos, mas da versão deles pelos vencedores...

7 comentários:

Anônimo disse...

Codigo Da Vinci é um bom livro. Mas isso de Jesus ter casado com Maria Madalena, foi apenas um polemicazinha para chamar atenção. Um motivo totalmente comercial, afinal polêmica dá dinheiro.

Anônimo disse...

Ah! Me esqueci:

Quanto a C. S. Lewis você está enganado. Ele de fato era ateu (porvavelmente devido a sua infância problemática), mas foi convertido ao cristianismo pelo seu amigo, J. R. Tolkien. E isso foi ANTES de ter escrito As Crônicas de Nárnia. Então, não invente coisas...

M .dust disse...

hahaha
Muito obrigado pela correção, já vou acertar lá no post.
Você percebeu a intenção implícita neste post de criar polêmica.
Esse é o espírito de Dada Sputnik

E pode considerar-se membro VIP do cabaré

M .dust disse...

Se alguém tiver alguma informação sobre a tal aposta entre CS Lewis e Tolkien, por favor poste aqui, para eu acrescentar ao texto do blog com seu autor devidamente identificado
Thanx!

Anônimo disse...

Tudo uma grande baboseira, nunca li um livro de Dan Brown e nem pretendo ler... Os títulos e temas não me interessam...

Pra mim Jesus foi um homem sábio que teve a divindade filha de Yhvh encarnada ao máximo no seu folego de vida, e foda-se se ele trepou com alguém e nasceu um teletubbie, minha fé e espiritualidade são as mesmas, crendo no Pai.

Espero que meu livro venda o suficiente pra que eu possa comer é claro, mas acho isso tudo uma grande baboseira.

M .dust disse...

ora,ora, ora
Quanta honra para o nosso humilde blog receber um comentário de ninguém menos que o grande Anjo Dark.
Para quem não sabe, esse grande amigo está no meio do processo de escrever seu primeiro romance. Pelo que eu já tive o prazer de ler, vai detonar geral.

Kluge Jager disse...

É por esses e outras que convido a ler o meu post sobre a explicação "Código de Vinci" do Xadrez moderno! No Hunter´s Pub